As festas de Iara Nicola Fava são, desde o ano de 2008, quando proporcionou a primeira delas, “Uma Noite Cigana”, as mais temáticas, criativas e animadas da sociedade lageana!
Os eventos que ela organiza, em sua maioria, servem para comemorar seus aniversários. O deste ano foi dedicado à cultura africana. A bela casa dos Fava ganhou todo o clima que marca a cultura e a história daquele lindo continente.
O cardápio, elaborado pela aniversariante e feito pela famosa cozinheira, dona Rose, teve Bobó de Camarão, Carneiro Recheado com Damasco, Filet Mignon ao Molho de Funghi Porcini, Mix de Saladas Verde com Figos Grelhados Recheados de Brie, Nozes e Mel. Detalhe: os figos foram colhidos na bela figueira do quintal da casa dela e de Luiz Carlos Fava, cujas frutas serviram para a deliciosa figada, feita por Iara e oferecida em potes de lembrancinhas, para cada convidado! O clima de total animação tomou conta da festa. Todos estavam devidamente caracterizados. Especialmente as amigas da aniversariante! “Até o comércio de Lages e algumas costureiras receberam pedidos específicos, de trajes que foram usados nessa noite!”, diziam algumas das convidadas. É que essas festas fazem muito bem para o comércio local! Precisamos de mais. Ao final, perguntei à aniversariante sobre o sucesso de seus eventos. “Dois fatos nos marcaram, primeiro, a pandemia nos reprimiu de muitas maneiras e depois, tivemos a libertação que nos devolveu a oportunidade de continuarmos a reunir nossos amigos. E hoje, sem culpa e sem receios, realizamos essa festa!”, disse-me a querida anfitriã, que não esconde a emoção e nem a saudade que já sentia de suas festas.
E mais: antes de os convidados iniciarem o indispensável coro dos parabéns, Iara revelou sua idade. Perguntei se poderia divulgá-la. “Sem problemas! Tenho 72 anos!”, respondeu-me, com largo sorriso! É que Iara nasceu no Rio Grande do Sul, no dia 18 de fevereiro de 1952 e portanto, trata-se de uma aquariana, feliz e realizada! (As imagens foram registradas pelo colunista).










