Sana investe na autoestima através da moda

A lageana Sana Valle tornou-se uma das consultoras de moda e estilo mais solicitadas de Santa Catarina. Especialista em Análise de Cores, desde 1917 desenvolve um l trabalho eu traz  mais confiança, autoestima e praticidade para o dia-a-dia de suas clientes. Estudou Direito e Moda e atualmente, presta Consultoria de Imagem. Sua formação profissional passa por Lisboa e Paris. Soleu fez questão de entrevistá-la.

Quando que as pessoas podem utilizar o seu trabalho?

Isso é uma questão muito pessoal. As mulheres me procuram geralmente ocorre quando trocam de emprego. A gente vem de um mundo cheio de crenças. Antigamente nós mulheres e homens também, tínhamos que escolher uma profissão tradicional. Hoje estamos num mundo em que a diversidade existe e isso permite com que a gente possa escolher ser o que quer. Tenho várias clientes, advogadas, bancárias, ou que foram mães ou trocaram de profissão, é quando elas precisam se enquadrar  nesse novo olhar. Por exemplo, antes ela era uma bancária e trocou de profissão. Que imagem ela precisa passar em sua nova atividade? Por exemplo, tenho uma cliente advogada, que precisava passar mais credibilidade. Aí sugeri as roupas certas, estilo e cores. Faz-se até um teste de pele, make. Inclui-se a autovalorização e autoestima. 

As pessoas têm que se vestir conforme a idade ou de acordo com  a profissão?

Hoje a gente deve se vestir como a gente gosta. E claro que temos ter uma certa coerência. Hoje a gente deve lembrar que os novos 40 são os novos 30, os 50 são os 40 e os 60 são os 50. Então a gente pode usar tudo o que quisermos, devemos ter estilo, sem se preocupar com a idade. Hoje o jeito de se vestir não precisa se enquadrar em caixinhas. Você tem que ser o que você quiser. A minha profissão é fazer você entender o seu melhor estilo.

E como consultora, você consegue identificar o estilo de cada pessoa?

Todo mundo tem um estilo. O estilo da pessoa não é somente na roupa. Tem a ver com a profissão e com as escolhas pessoais. Até o tipo de alimentação deve ser observado. Se você gosta de esportes, ou é mais clássico. Se você mora num apartamento, ou numa casa de campo. Isso é estilo. O primeiro estilo está ligado à profissão. O segundo é o modo de vida. Gosto de fazer um diagnóstico com minhas clientes. A casa da cliente me conta quem ela é. Quando abro o guarda-roupa da cliente, já a identifico.

Sana Valle, consultora de moda e estilo

Deixe um comentário